Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Lisboa é a 18.ª cidade com mais população na UE

A Eurostat divulgou na passada Segunda-feira, 18 de Março, o ranking das maiores regiões metropolitanas da União Europeia para assinalar o início da 10.ª Cimeira Europeia das Regiões e dos Municípios, que teve lugar na passada Terça-feira na Bélgica. Ao que foi possível apurar, em 2023, Paris era a maior região metropolitana da União Europeia (UE), seguida pelas cidades de Madrid e Barcelona.

De acordo com o gabinete estatístico europeu, a capital francesa tem 12,4 milhões de habitantes, Madrid tem 6,9, e Barcelona conta com um total de 5,8 habitantes, sendo que Lisboa só surge na 18.ª posição, com um total de 2,89 milhões de habitantes.

Em Portugal, as duas cidades que se destacam no ranking são Lisboa e Porto, com 2,89 milhões e 1,77 milhões de pessoas, respetivamente, seguidas de Coimbra, com 439,9 mil habitantes no ano passado.

Conforme escreveu o Eurostat no seu relatório, "entre as dez maiores regiões metropolitanas, Barcelona, Madrid e Amesterdão registaram as taxas de crescimento relativo mais elevadas, com as suas populações a expandirem-se em 5%". E acrescenta que, "por outro lado, a região da capital italiana, Roma, foi a única região metropolitana que registou um declínio populacional notável em comparação com 2018 (-129 mil)", enquanto que Milão terá verificado um decréscimo de 6 mil habitantes. 

Ainda assim, a maior queda populacional foi observada na capital da Noruega, em Oslo, que perdeu 578 habitantes. Atrás está Bergen, também na Noruega, com uma perda de 349,8 mil habitantes.

Facebook / Instagram

#economia #economy #economiaportuguesa #lisboa #lisbon #uniaoeuropeia #ue #populacao #populacaoemportugal #portugal #portugueses #econinvestneg

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Como funcionam os escalões de IRS 2024?

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Imposto sobre heranças e doações - o que tem de se pagar e quanto

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Conheça as diferentes cargas fiscais para adquirir casa em 5 países europeus, incluindo Portugal