Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Taxa de desemprego em Fevereiro situou-se nos 6,7%

Face a Janeiro verificou um ligeiro aumento, de 0,1%, e a taxa de emprego, por sua vez, não sofreu alterações.
Os dados para o desemprego divulgados esta terça-feira, 2 de Abril, pelo Instituto Nacional de Estatística, revelam um ligeiro acréscimo da taxa em Fevereiro face ao mês anterior, fixada em 6,7%. Trata-se de uma subida de 0,1 pontos percentuais relativamente a Janeiro. Por outro lado, a taxa de emprego manteve-se inalterada. 
"A taxa de desemprego situou-se em 6,7%, valor superior em 0,1 pontos percentuais do mês anterior, mas inferior em 0,2 pontos percentuais ao do mesmo mês de 2023", conforme indica o INE no seu boletim estatístico, e no total, em Fevereiro, verificaram-se 359,4 mil pessoas em situação de desemprego em Portugal.
A taxa de emprego, por outro lado, não verificou qualquer subida ou descida, mantendo-se fixada nos 64,2%. Contudo, face a Fevereiro do ano passado, terá sido observado um aumento de 0,3 pontos percentuais, e quanto à população ativa, o total foi de 5,36 milhões de pessoas, o que perfaz um acréscimo de 0,1 pontos percentuais face ao mês de Janeiro, e mais 1,5% do que em 2023.
Assim, Fevereiro é o mês em que se regista "o valor mais elevado da série iniciada em 1998" de população activa. 
No que respeita a população inactiva, o número também cresceu, 0,1% em cadeia, e 0,8% em termos homólogos, fixando-se nos 2,4 milhões de pessoas: "a evolução da população inactiva foi resultado do acréscimo do número de outros inactivos, os que não procuram emprego nem estão disponíveis para trabalhar (9,3 mil; 0,4%), que superou os decréscimos observados nas restantes componentes daquela população". 
É ainda possível concluir que a taxa de subutilização do trabalho se fixou nos 11,5% no mês de Fevereiro, um valor mais baixo face a Janeiro e ao mesmo mês do ano anterior. 

Facebook / Instagram

#economia #economy #economiaportuguesa #desemprego #taxadedesemprego #populacao #populacaoemportugal #portugal #portugueses #econinvestneg

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Como funcionam os escalões de IRS 2024?

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Imposto sobre heranças e doações - o que tem de se pagar e quanto

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Conheça as diferentes cargas fiscais para adquirir casa em 5 países europeus, incluindo Portugal