Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Inflação desce em Portugal para 2,2%



Depois de ter subido em janeiro para 2,3%, de ter descido em Fevereiro para 2,1% e de ter aumentado em Março para 2,3%, a taxa de inflação homóloga em Portugal terá voltado a recuar em Abril, para 2,2%. Em causa estão dados provisórios divulgados esta Terça-feira (30 de Abril de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) – os finais serão conhecidos a 13 de Maio.

“Tendo por base a informação já apurada, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá diminuído para 2,2% em Abril de 2024, taxa inferior em 0,1 pontos percentuais (p.p.) à observada no mês anterior”, indica o INE. 

Segundo o gabinete nacional de estatística, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado em Abril uma variação de 2,0% (2,5% no mês precedente). 

“A variação do índice relativo aos produtos energéticos aumentou para 7,9% (4,8% no mês precedente), em consequência do efeito de base associado à redução de preços registada em Abril de 2023 (variação mensal de -3,2%). O índice referente aos produtos alimentares não transformados registou uma taxa de variação nula (-0,5% em março)”, lê-se no boletim.

Na comparação em cadeia, ou seja, em abril face a Março, a variação do IPC terá sido 0,5% (2,0% em Março e 0,6% em Abril de 2023). O INE estima que, em abril, a variação média nos últimos 12 meses seja de 2,6% (2,9% em março).

“O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 2,3% (2,6% no mês precedente)”, conclui o instituto.

Facebook / Instagram

#economia #economy #economiaportuguesa #inflação #inflation #dividapublica #balançacomercial #populacao #populacaoemportugal #portugal #portugueses #econinvestneg

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Como funcionam os escalões de IRS 2024?

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Salários na UE - que países pagam mais e quanto se ganha em Portugal

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: PIB cresce 1,6% em termos homólogos no 1º trimestre - mas cai em cadeia