Economia / Investimentos / Negócios / Outros: PIB cresce 1,5% em termos homólogos e 0,1% em cadeia no 2º trimestre



A economia portuguesa – o Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal – cresceu 1,5% no segundo trimestre deste ano em termos homólogos e 0,1% face ao trimestre anterior, segundo a estimativa divulgada esta Terça-feira (30 de Julho de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Relativamente ao PIB da Zona Euro, cresceu no 0,6% na comparação homóloga e 0,3% face ao período anterior, estima o Eurostat.

A taxa de crescimento homóloga foi igual à registada no primeiro trimestre deste ano e o INE explica que "o contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB aumentou no segundo trimestre, verificando-se uma aceleração do investimento e do consumo privado".

Por outro lado, "o contributo da procura externa líquida para a variação homóloga do PIB foi negativo, após ter sido positivo nos dois trimestres anteriores, tendo as importações de bens e serviços acelerado de forma mais acentuada que as exportações de bens e serviços".

Já na evolução em cadeia, verificou-se uma desaceleração do crescimento da economia portuguesa, que no primeiro trimestre foi de 0,8%.

O gabinete de estatística nacional indica que "o contributo da procura interna para a variação em cadeia do PIB passou a positivo no segundo trimestre, observando-se um crescimento do investimento e uma desaceleração do consumo privado". No entanto, "o contributo da procura externa líquida passou a negativo, verificando-se uma variação nula das exportações de bens e serviços".



PIB da Zona Euro cresce 0,6% em termos homólogos

Entretanto, segundo estimativas do Eurostat, o PIB da Zona Euro cresceu, também no segundo trimestre, 0,6% na comparação homóloga e 0,3% face ao período anterior.

A economia da União Europeia (UE), de acordo com o serviço estatístico europeu, acelerou 0,7% na comparação com mesmo período de 2023 e 0,3% face ao último trimestre de 2023.

Entre os 13 Estados-membros para os quais há dados disponíveis, Espanha registou a maior subida do PIB (2,9%), seguida de Portugal (1,5%) e da Lituânia (1,4%), com a Irlanda (-1,4%), a Letónia (-0,4%) e a Alemanha (-0,1%) a apresentarem os únicos recuos.

Na comparação com o último trimestre de 2023, nos primeiros três meses do ano, os PIB da Irlanda (1,2%), da Lituânia (0,9%) e de Espanha (0,8%) foram os que mais avançaram e os da Letónia (-1,1%), da Suécia (-0,8%) e da Hungria (-0,2%) os que mais recuaram. Já a economia portuguesa cresceu 0,1% na comparação trimestral.

Facebook / Instagram

#economia #economy #economiaportuguesa #cargafiscal #inflacao #pib #europa #europe #impostos #empresas #beneficiosfiscais #populacao #populacaoemportugal #portugal #portugueses #econinvestneg

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Como funcionam os escalões de IRS 2024?

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Imposto sobre heranças e doações - o que tem de se pagar e quanto

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Conheça as diferentes cargas fiscais para adquirir casa em 5 países europeus, incluindo Portugal