Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Confiança dos consumidores sobe ligeiramente – mas clima económico cai



O indicador de confiança dos consumidores aumentou em Janeiro e ligeiramente em Fevereiro, enquanto o indicador de clima económico diminuiu em ambos os meses, interrompendo a subida registada desde Setembro, anunciou na passada Quinta-feira (27 de Fevereiro de 2025) o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo os resultados dos “Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores”, a subida ligeira do indicador de confiança dos consumidores em Fevereiro “foi determinada pelos contributos positivos das opiniões sobre a evolução passada e as perspectivas de evolução futura da situação financeira do agregado familiar”.

O saldo das opiniões dos consumidores sobre a evolução passada dos preços diminuiu, contrariando o aumento registado no mês precedente, enquanto o saldo das perspectivas relativas à evolução futura dos preços aumentou, após ter diminuído em janeiro, atingindo o máximo desde Dezembro de 2022.

Já o indicador de clima económico, baseado em inquéritos às empresas, diminuiu em Janeiro e Fevereiro, interrompendo o movimento ascendente observado desde Setembro, com a confiança a aumentar no comércio, na indústria transformadora e na construção e obras públicas e a diminuir “expressivamente” nos serviços.

Segundo o INE, no comércio, as perspectivas de atividade da empresa e as apreciações sobre o volume de ‘stocks’ contribuíram positivamente para o indicador de confiança.

Já na indústria transformadora, apenas as opiniões sobre a evolução da procura global tiveram um contributo positivo para a evolução do indicador de confiança.

Na construção e obras públicas, o indicador de confiança aumentou entre Dezembro e Fevereiro, reflectindo, no último mês, o contributo positivo das perspectivas de emprego.

Por sua vez, a “expressiva diminuição” deste indicador nos serviços “resultou do contributo negativo de todas as componentes”: opiniões sobre a evolução da carteira de encomendas, apreciações sobre a atividade da empresa e perspectivas relativas à evolução da procura.

De acordo com o INE, o saldo de respostas das expectativas dos empresários sobre a evolução futura dos preços de venda diminuiu em Fevereiro nos sectores do comércio, dos serviços e da construção, tendo aumentado pelo terceiro mês consecutivo na indústria.

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