Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Taxa de inflação a abrandar em Portugal - recua para 2,3% em Outubro



Em Outubro, a taxa de inflação homóloga foi de 2,3%, menos 0,1 pontos percentuais (p.p.) que a verificada em Setembro (2,4%), confirmou esta Quarta-feira (12 de Novembro de 2025) o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo o INE, "o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) registou uma variação de 2,1%", tendo subido 0,1 p.p. face a Setembro (2,0%). 

Já a variação do índice relativo aos produtos energéticos diminuiu para -1,2% (0,3% no mês anterior) e o índice referente aos produtos alimentares não transformados registou uma variação de 6,1% (7,0% em Setembro).

Em cadeia, a variação mensal do IPC foi nula (0,9% no mês precedente e 0,1% em Outubro de 2024), indica o INE, salientando que a variação média dos últimos 12 meses foi 2,4% (valor idêntico no mês anterior).

"O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português apresentou uma variação homóloga de 2,0% (1,9% no mês anterior), taxa inferior em 0,1 p.p. ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro (em Setembro, esta diferença tinha-se fixado em 0,3 p.p.)", lê-se no boletim do instituto nacional de estatística.

Excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, refere o INE, o IHPC em Portugal atingiu uma variação homóloga de 1,9% em Outubro (1,6% em setembro), uma taxa inferior à registada na área do Euro (estimada em 2,4%).

"O IHPC registou uma variação mensal de -0,3% (1,0% no mês anterior e -0,4% em Outubro de 2024) e uma variação média dos últimos 12 meses de 2,3% (2,4% no mês precedente)", conclui. 

Contactos: +351 913 335 560 / nuno.garrido@casaviva.pt / @nuno_miguelgarrido


#economia #economy #economiaportuguesa #inflação #inflation #zonaeuro #europa #europe #portugal #populacao #populacaoemportugal #portugueses #econinvestneg

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: Salários na UE - que países pagam mais e quanto se ganha em Portugal

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: PIB cresce 1,6% em termos homólogos no 1º trimestre - mas cai em cadeia

Economia / Investimentos / Negócios / Outros: PIB na zona euro estagna no fim de 2024 – Portugal tem maior subida